Higiene e Segurança do Trabalho

A ADVOCACIA JOSÉ EDUARDO DUARTE SAAD possui uma equipe especializada em higiene ocupacional e segurança do trabalho, que propicia ao cliente o atendimento eficiente de todas suas necessidades jurídicas.

Na área preventiva, atua na orientação jurídica para a elaboração e implementação do PPRA - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais, exigidos pela NR-9 da Portaria 3214/78 respeitando-se todas as exigências legais pertinentes.

Na área contenciosa, essa equipe atua como assistente técnica em processos sob o patrocínio da Advocacia que tratem de insalubridade e periculosidade.

Fornece, também, os parâmetros técnicos e jurídicos relativos à higiene, segurança e medicina do trabalho para ser discutidos em Dissídio Coletivo, Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Todos os trabalhos jurídicos dessa área contam com a colaboração e assistência técnica da Higienista Irene Ferreira de Souza Duarte Saad, com mais de 30 anos de experiência na área. Ela participou dos grupos técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego, que elaboraram a NR-15, que trata das Atividades e Operações Insalubres, e da NR-9, que cuida do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

Da leitura de seu currículo, constata-se sua larga experiência nessa área.

 

MINI-CURRÍCULO

Irene Ferreira de Souza Duarte Saad, Higienista Ocupacional, com formação básica em Engenharia Química e de Segurança, com especialização em agentes químicos no Instituto Nacional de Hygiene e Seguridad en el Trabajo, na Espanha, desenvolvendo há mais de 25 anos estudos e pesquisas na área de Higiene Ocupacional. Pesquisadora da Fundacentro desde 1975, tendo sido Gerente da sua Divisão de Higiene do Trabalho por vários anos - Membro do grupo de estudos que elaborou o texto da NR-15 da Portaria 3214/78 do MTb. Membro do Grupo Técnico que elaborou a redação da nova NR-9, que instituiu a obrigatoriedade da implantação do PPRA nas empresas. Docente de cursos de formação e de especialização de profissionais na área de segurança, higiene e medicina do trabalho. Docente dos Cursos de Insalubridade e Periculosidade para Magistrados da Justiça do Trabalho em São Paulo (1985, 1999 e 2000). Docente do Curso de Especialização em Higiene Ocupacional da Santa Casa/Senac/Fundacentro. Autora de várias publicações da área de higiene do trabalho, com destaque para os livros "Riscos Químicos" e "SÍLICA - Manual do Trabalhador", editados pela FUNDACENTRO, e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais -PPRA, editado pela ABHO. Representante governamental nas Conferências da O.I.T., em 1989 e 1990, onde foi elaborada a Convenção sobre Segurança no Uso de Produtos Químicos. Presidente da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais - ABHO. Integrante da equipe de tradução para o português do livro TLVs e BEIs da ACGIH. Membro da American Conference of Governmental Industrial Hygienists - ACGIH. Membro da American Industrial Hygiene Association - AIHA. Presidente da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais - ABHO. Membro do Conselho Curador da Fundacentro

 

I Simpósio de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais do TRT da 2ª Região

 

 

Audiência Pública realizada no dia 24/08/12 no Supremo Tribunal Federal

JoomShaper